Covid-19 x Olhos - A doença demonstrou afetar diferentes partes do corpo, inclusive os olhos



 A doença causada pelo coronavírus  (COVID-19) demonstrou afetar diferentes partes do corpo, inclusive os olhos. A conjuntivite já vem sendo descrita como sinal da infecção em diversas regiões do mundo.


Recente estudo reporta que foram encontradas alterações na retina e OCT em 12 adultos (seis homens e seis mulheres, com idades entre 25-69 anos), examinados 11-33 dias após o início dos sintomas de COVID-19. Todos os pacientes apresentaram febre, astenia e dispneia e 11 pacientes também apresentaram anosmia. Dois pacientes foram internados no hospital, mas nenhum necessitou de cuidados intensivos. Nove pacientes eram médicos e dois eram profissionais de saúde. Todos os pacientes apresentavam parâmetros sanguíneos normais no momento da avaliação oftalmológica. Nove pacientes testaram positivo para SARS-CoV-2 por PCR (usando swabs nasais e orais), e dois pacientes testaram positivo em testes de anticorpos para COVID-19. Dois dispositivos OCT diferentes foram usados: DRI-OCT Triton Swept Source (Topcon, Tóquio, Japão) e XR Avanti SD-OCT (Optovue, Fremont, CA, EUA).


A tomografia de coerência óptica (OCT) é uma técnica de imagem não invasiva útil para demonstrar alterações subclínicas da retina em condições sistêmicas como diabetes, doença de Parkinson e doença de Alzheimer, bem como muitas infecções virais.2 Usa-se o OCT para avaliar pacientes infectados por síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2). O protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Comitê de Ética em Pesquisa da INVIRARE Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria.


Achados retinais em pacientes com COVID-9


Todos os pacientes apresentavam lesões hiper-reflexivas ao nível das células ganglionares e camadas plexiformes internas mais proeminentes no feixe papilomacular em ambos os olhos (figura). Os resultados da angiografia de OCT e da análise do complexo de células ganglionares pareceram normais. Além disso, quatro pacientes apresentaram manchas sutis de algodão e micro-hemorragias ao longo da arcada retiniana observadas no exame de fundo de olho. A acuidade visual e os reflexos pupilares estavam normais em todos os olhos e não foram detectados sintomas ou sinais de inflamação intraocular.

Embora os modelos animais sugiram que as lesões oculares podem incluir retinite e neurite óptica, este é, até onde sabemos, o primeiro relato de achados retinais possivelmente associados à infecção por COVID-19 em humanos. Os achados de células ganglionares e da camada plexiforme podem estar associados a manifestações do SNC que foram descritas em estudos com animais e em eventos neurológicos de COVID-19.

Fonte: The Lancet
Covid-19 x Olhos - A doença demonstrou afetar diferentes partes do corpo, inclusive os olhos Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2021 © Outubro Brilhante - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.