Março Verde 2022 - Mês de Conscientização em Saúde Visual


 Março Verde é o mês de Conscientização em Saúde Visual, uma campanha idealizada pelo CBOO e apoio da Frente Parlamentar da Optometria (56ª leg.), do World Council of Optometry – WCO , da Asociación Latinomericana de Optometría y Óptica – ALDOO e das Entidades Estaduais filiadas, em atenção aos milhares de brasileiros que sofrem com problemas de visão, entre eles, milhares de crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de atenção primária em saúde visual e ocular, a exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista.


A baixa qualidade visual gera um impacto negativo no desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e da nação, provoca, dentre outros males, problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida.


O Março Verde tem como objetivo principal promover consciência no cuidado com a saúde visual, com foco na atenção primária, através do profissional Optometrista. A Campanha Março Verde - 2022 Visão para todos - aponta com um novo cenário a partir do julgamento da ADPF nº 131, quando por unanimidade, em 22.10.2021, o Supremo Tribunal Federal - STF decidiu pela consolidação do pleno reconhecimento e total legalidade da profissão de optometrista no Brasil.


Decisão histórica que retira o Brasil da contramão do mundo e parte rumo ao acesso universal e igualitário à atenção primária à saúde visual de sua população. 


O verde da campanha simboliza a saúde e o mês de março foi escolhido em homenagem ao Dia do Optometrista (06/03) e ao Dia Mundial da Optometria (23/03).


A Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.

Março Verde 2022 - Mês de Conscientização em Saúde Visual Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2021 © Outubro Brilhante - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.