Cuide da sua Visão - Procure o Optometrista

 


 Os optometristas são profissionais de saúde, autônomos e independentes, capacitados e habilitados a detectar, diagnosticar e fornecer tratamento para as alterações do sistema visual. Sua formação contempla também conhecimentos e práticas necessárias e suficientes para o reconhecimento de alterações de ordem patológica ocular e sistêmica.


Os optometristas trabalham em hospitais, clínicas, indústrias, instituições de ensino e em projetos de pesquisa; no entanto, eles contribuem principalmente com seus serviços na prática clínica, hospitais e centros de saúde pública.


Clinicamente, os optometristas visam fornecer soluções para pacientes com distúrbios oculares e/ou visuais. Primeiro, os pacientes são submetidos a exames oculares  gerais nos quais o optometrista avalia a sanidade das estruturas. Depois disso, a visão é avaliada quanto a erros de refração, alterações motoras ou perceptuais. Se necessário, são prescritos óculos, lentes de contato e/ou reabilitação visual a fim de que se obtenha uma visão adequada.


Além dos testes visuais, os optometristas realizam as seguintes funções:


Identificação de sinais clínicos de doenças oculares. Através do uso de instrumentos e técnicas não invasivas, o optometrista tem capacidade de reconhecer sinais clínicos de doenças como o glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética ou hipertensiva, entre outras.

Profissionais de lentes de contato: os optometristas são profissionais capacitados e habilitados para adaptar lentes de contato, cosméticas, compensatórias ou corretivas.

 


Os optometristas envolvem-se no bem-estar social através de:


Papel dos optometristas em programas de conscientização: Eles participam de vários programas de conscientização, como Visão 2020: Uma campanha “Direito à Visão” inaugurada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a cegueira evitável.

Optometristas Ocupacionais e Acadêmicos: uma equipe de profissionais visita escolas, faculdades e empresas onde prestam serviços a alunos e colaboradores através da realização de avaliações visuais e prescrições compensatórias e/ou corretivas de óculos, lentes de contato ou reabilitação visual.

Optometristas comunitários: Os optometristas que oferecem seus serviços com o objetivo de melhorar a saúde pública são chamados de optometristas comunitários. Trata-se de uma categoria especial de profissionais encontrada em poucos países. Esses profissionais viajam para regiões rurais, onde conscientizam e transmitem conhecimento às pessoas sobre problemas de visão e suas soluções. Além disso, ao fornecer saúde ocular a pessoas carentes, eles previnem doenças e promovem a boa saúde entre grupos específicos da população.

Optometristas envolvidos em pesquisas: Um grupo de optometristas de atenção primária participa de pesquisas relacionadas à saúde da visão pública. Um exemplo pode ser uma pesquisa sobre o número de pessoas que usam óculos em uma região específica.

Como se viu, o optometrista é um profissional indispensável no contexto da saúde pública pois seus serviços visam tornar igualitário o acesso a saúde visual.


Cuide da sua Visão - Procure o Optometrista Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2021 © Outubro Brilhante - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.