Miopia? Procure o Optometrista!


 A miopia é uma condição de visão na qual as pessoas podem ver objetos próximos claramente, mas objetos mais distantes parecem borrados.


A miopia ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea muito curvada. Como resultado, a luz que entra no olho não é focada corretamente e objetos distantes parecem borrados. A miopia afeta quase 30% da população dos EUA. Embora a causa exata da miopia seja desconhecida, há evidências significativas de que muitas pessoas herdam a miopia, ou pelo menos, a tendência a desenvolver miopia. Se um ou ambos os pais são míopes, há uma chance maior de seus filhos serem míopes. Mesmo que a tendência a desenvolver miopia possa ser herdada, seu desenvolvimento real pode ser afetado pela forma como uma pessoa usa seus olhos. Indivíduos que passam um tempo considerável lendo, trabalhando em computador ou fazendo outro trabalho visual intenso de perto podem ter maior probabilidade de desenvolver miopia.


Causas e fatores de risco


A miopia também pode ocorrer devido a fatores ambientais ou outros problemas de saúde:


Algumas pessoas podem ter visão de longe turva apenas à noite. Com a "miopia noturna", a pouca luz dificulta a focalização adequada dos olhos. Ou o tamanho aumentado da pupila durante condições escuras permite que raios de luz mais periféricos e desfocados entrem no olho.


As pessoas que fazem uma quantidade excessiva de trabalho de visão de perto podem experimentar uma miopia falsa ou "pseudo". Sua visão de longe turva é causada pelo uso excessivo do mecanismo de foco dos olhos. Após longos períodos de trabalho próximo, seus olhos são incapazes de refocar para ver claramente à distância. A visão clara à distância geralmente retorna depois de descansar os olhos. No entanto, o estresse visual constante pode levar a uma redução permanente da visão à distância ao longo do tempo.


Os sintomas da miopia também podem ser um sinal de variações nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou talvez uma indicação precoce de uma catarata em desenvolvimento.



Sintomas


As pessoas com miopia podem ter dificuldade em ver claramente um filme ou tela de TV, um quadro branco na escola ou enquanto dirigem. Geralmente, a miopia surge na inafância. Como o olho continua a crescer durante esta etapa da vida, geralmente progride até cerca de 20 anos. No entanto, a miopia também pode se desenvolver em adultos devido ao estresse visual ou condições de saúde como diabetes.



Diagnóstico


O teste de miopia pode usar vários procedimentos para medir como os olhos focalizam a luz e para determinar o poder de quaisquer lentes ópticas necessárias para corrigir a visão reduzida. Como parte do teste utilizam-se as técnicas conforme a idade do paciente de acuidade visual, retinoscopia e demais provas clínicas funcionais para confirmar o diagnostico da condição visual.


Tratamento


Pessoas com miopia têm várias opções disponíveis para recuperar a visão nítida, entre elas:


  • Óculos. Para a maioria das pessoas com miopia, os óculos são a principal escolha para correção. Geralmente, uma lente de visão única é prescrita para fornecer visão clara em todas as distâncias. No entanto, pacientes com mais de 40 anos, ou crianças e adultos cuja miopia é devido ao estresse do trabalho de visão de perto, podem precisar de lentes bifocais ou de adição progressiva. Essas lentes multifocais fornecem diferentes potências ou intensidades em toda a lente para permitir uma visão clara à distância e de perto.
  • Lentes de contato. Para alguns indivíduos, as lentes de contato oferecem uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo do que os óculos. No entanto, como as lentes de contato são usadas diretamente nos olhos, elas exigem avaliação e cuidados adequados para proteger a saúde ocular.
  • Orto-k ou CRT. Outra opção para o tratamento da miopia é a ortoceratologia (orto-k), também conhecida como terapia refrativa da córnea (TRC). Neste procedimento não cirúrgico, você usa uma série de lentes de contato rígidas especialmente projetadas para remodelar gradualmente a curvatura da córnea, a superfície externa frontal do olho. As lentes pressionam a córnea para achatá-la. Isso muda a forma como a luz que entra no olho é focada. Você usa as lentes de contato por períodos limitados, como durante a noite, e depois as remove. Pessoas com miopia leve podem obter temporariamente uma visão clara para a maioria de suas atividades diárias.
  • Procedimentos a laser. Procedimentos a laser como LASIK (ceratomileusis in situ a laser) ou PRK (ceratectomia fotorrefrativa) também são opções de tratamento possíveis para miopia em adultos. Um feixe de luz laser remodela a córnea removendo uma pequena quantidade de tecido corneano. A quantidade de miopia que PRK ou LASIK pode corrigir é limitada pela quantidade de tecido corneano que pode ser removido com segurança. Na PRK, um laser remove uma fina camada de tecido da superfície da córnea para alterar sua forma e reorientar a luz que entra no olho. LASIK remove tecido das camadas internas, mas não da superfície da córnea. Para fazer isso, uma seção da superfície externa da córnea é levantada e dobrada para trás para expor o tecido interno. Um laser então remove a quantidade exata de tecido da córnea necessária para remodelar o olho. Em seguida, o retalho de tecido externo é colocado de volta na posição para cicatrizar.
  • Outros procedimentos de cirurgia refrativa. Pessoas que são altamente míopes ou cujas córneas são muito finas para procedimentos a laser podem ter sua miopia corrigida cirurgicamente. Um médico pode implantar lentes pequenas com a correção óptica desejada em seus olhos. O implante pode ser colocado em frente ao cristalino (implante de lente intraocular fácica) ou o implante pode substituir o cristalino natural (extração de lente transparente com implante de lente intraocular). Este procedimento de extração de lente transparente é semelhante à cirurgia de catarata, mas ocorre antes que a catarata esteja presente.
  • Terapia visual para pessoas com miopia relacionada ao estresse. A terapia da visão é uma opção para pessoas cuja visão de longe turva é causada por um espasmo dos músculos que controlam o foco do olho. Vários exercícios para os olhos podem melhorar a capacidade de focalização dos olhos e recuperar a visão clara à distância.


Prevenção


Crianças com alto risco de miopia progressiva (histórico familiar, idade de início precoce e longos períodos de trabalho próximo) podem se beneficiar de opções de tratamento que demonstraram reduzir a progressão da miopia. Esses tratamentos incluem a prescrição de óculos bifocais ou lentes de contato, ortoceratologia, colírios ou uma combinação destes. Como as pessoas com alta miopia correm maior risco de desenvolver catarata, glaucoma e degeneração macular míope, o manejo da miopia pode ajudar a preservar a saúde ocular.


Converse com seu optometrista sobre a miopia.


Fonte: CBOO 

Texto produzido por Ariel Scussel, 1º Secretário CBOO

REFERÊNCIAS:

https://www.aoa.org/healthy-eyes/eye-and-vision-conditions/myopia?sso=y

https://www.myopiainstitute.com/types-of-myopia-control/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26513719/

https://bhvi.org/myopia-calculator-resources/imi-whitepapers/

Miopia? Procure o Optometrista! Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Nenhum comentário:

2021 © Outubro Brilhante - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.