Visão Dupla ou Embaçada? Pode ser AMBLIOPIA


 O cérebro e os olhos trabalham juntos para que possamos enxergar. A Luz que entra nos olhos e é transformada em impulsos nervosos que são conduzidos pelo nervo óptico até o cérebro que recebe e decodifica a informação permitindo assim que a visão propriamente dita aconteça.


A Ambliopia é o termo usado para descrever a condição de diminuição da visão de um dos olhos porque este olho e o cérebro não estão trabalhando em conjunto ou da forma correta. O olho é observado como saudável mas não está sendo utilizado da maneira correta porque o cérebro está priorizando a informação enviada pelo outro olho. Esta condição também é conhecida como olho preguiçoso.


A ambliopia é a causa mais comum de diminuição de visão em crianças. Esta alteração afeta aproximadamente 2 ou 3 crianças em cada 100. Ao menos que seja prematuramente diagnostica e tratada nos primeiros anos de vida, a ambliopia continua presente na idade adulta sendo também a causa mais comum de impedimento visual monocular (de um só olho) entre crianças, jovens e adultos.


Esta condição pode ser causada por situações que afetem o desenvolvimento normal da visão ou o uso adequado dos olhos. A ambliopia pode ser causada por estrabismos (desvios oculares), ametropias não compensadas e também por patologias que impedem a passagem da luz nos olhos, como por exemplo, a catarata.


O tratamento da ambliopia é mais rápido e efetivo quando realizado nos primeiros sete anos de vida da criança mas também pode apresentar resultados satisfatórios em jovens e até em adultos.


O optometrista exerce um papel fundamental para o diagnostico e reabilitação da ambliopia. Nos países onde a profissão é exercida livremente os números de amblíopes são bastante reduzidos. Quer entender um pouco mais?


Fonte: CBOO

Visão Dupla ou Embaçada? Pode ser AMBLIOPIA Reviewed by Fernando Mendes on Rating: 5

Um comentário:

  1. Bacana, o olho da gente realmente é algo muito importante e devemos cuidar bem antes, trabalho abençoado.

    ResponderExcluir

2021 © Outubro Brilhante - Todos os Direitos Reservados.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.